Pastoral Operária RS

Somos uma Pastoral Social a serviço da classe trabalhadora urbana, organizada, composta e dirigida pelos trabalhadores/as.
www.flickr.com/photos/demarco13/

estamos nas regiões:
* região Sul - Pelotas e Rio Grande;
* região Central - Cachoeira do Sul e Santa Cruz;
* região Macro Norte - Soledade
* região Metropolitana


terça-feira, 27 de abril de 2010

Juventude quer viver: contra o extermínio



" Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas
até agora
Vamos juntos/as,girar o mundo
chega de violência e extermínio de jovens"
( Pe. Gisley 14/06/2009)
No dia 22 de abril em todo o Brasil a Pastoral da Juventude,iniciou a " Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens".
A Pastoral Operária nestas quatro décadas fiel ao Evangelho de Jesus o operário de Nazaré,que convida a todos e a todas " para que tenham vida em abundância" ( Jo 10,10).
E fiel a classe trabalhadora,luta pela a humanização do mundo do trabalho e contra a exclusão social,que gera a desumanização e a crescente concentração de riqueza.
A Pastoral Operária se une a Pastoral da Juventude( PJ Estudantil, Meio Popular, Rural), na luta e na campanha contra a violência e o extermínio de jovens,na construção de uma cultura de Paz,da civilização da solidariedade e do amor.
Segundo o escritor e repórter francês George Berna nos de que " a febre da juventude conserva o mundo em temperatura normal". Exige um trabalho de formação permanente com os jovens tornando os pensadores críticos diante da realidade que os cerca,além de destruir o velho bordão de " que a juventude é o futuro do pais".
A Juventude deve ser protagonista das mudanças necessárias para o seu próprio desenvolvimento e futuro.
Temos visto nos noticiarios e a olho nú nas nossas ruas e avenidas,campos,casos envolvendo os jovens diretamente ou indiretamente com a criminalidade.
Sabemos que os jovens e adolescente são vulneráveis as propagandas apresentadas pelo capitalismo e o neoliberalismo sobre a vida fácil do consumismo.
A sociedade de consumo nos transforma em consumidores desde a infância,os produtos usados pela artista ,ator ,jogador,apresentador famoso ,como pelo vencedor do reality show do momento. Os jovens são barrados no mercado de trabalho pela desculpa da falta de experiência,bem como a evasão escolar,que faz com que caem na precarização do trabalho e no uso de drogas ilícitas e lícitas.
São as principais vitimas da violência diretamente ou indiretamente,onde 46% já perderam algum familiar ou amigo de morte violenta e 38% presenciaram algum crime.( Instituto da Cidadania).
Muitos caem nas garras do crime organizado,como soldados do narcotráfico,matando inocentes,sendo executados pelas drogas,crack,que os mata,detroi as suas familias e a comunidad que os rodeia,bem como lotando o precario sistema presinal que não resocializa ninguém,mas os joga na criminalidade.
Na 16ª Assembleia Nacional da PO em 2008,tiramos como bandeira de luta: " Apoiar as diversas iniciativas da juventude".
Para nós a aida contra o extermínio está no respeito a dignidade humana,a diversidade social,autonomia política frente as instituições e a defesa da juventude.Que exige mudanças no modelo economico e construção de novas alternativas e relações de trabalhop,como a economia popular solidária,a execução de políticas públicas para a juventude e a classe trabalhadora e uma espiritualidade libertadora.
Queremos construir uma sociedade justa e fraterna lutando pel supremacia do trabalho sobre o capital,rompendo com o sistema capitalista,construindo um novo modo de produção socio-ecologico em vista de uma nova cultura do trabalho como fonte de realização da pessoa humana em todas as dimensões na vivência do reino de DEUS.
Queremos convidar a todos,sem distinção d credo, ideologia,classe,etnia,gênero a se unir nestá campanha e construir uma cultura de Paz, Amor e Solidariede.
"Chega de Violência e Exterminio de Jovens"
Júlio Lázaro Torma

Nenhum comentário:

Postar um comentário